Gigalink inovação em cada conexão

(22) 3512-2000

(22) 3512-2000

Gigalink inovação em cada conexão
Gigalink inovação em cada conexão
Gigalink inovação em cada conexão

Home Office?

Saiba qual é a internet ideal para o seu home office.​

Com o avanço da tecnologia, principalmente nas últimas duas décadas, já é uma realidade nos dias atuais a possibilidade de trabalhar em casa realizando as mesmas tarefas que antes só poderiam ser feitas presencialmente na empresa. Esse modelo de trabalho proporciona muitos benefícios. É uma economia significativa de tempo e gastos financeiros. Imagina uma pessoa que, ao se deslocar para trabalhar, paga R$ 10,00 de combustível e demora uma hora nesse percurso. Em um mês com uma média de vinte e sete dias úteis, somariam R$ 540,00 com a ida e o retorno, sem levar em conta o desgaste do veículo e outras despesas. São cinquenta e quatro horas somadas, o que representa mais de dois dias do mês desperdiçados no trajeto para o trabalho. 

Outra vantagem que o home office proporciona, é a qualidade de vida que pode sofrer um impacto significativo. É mais tempo com a família, a possibilidade de criar um horário flexível, além de muitos outros benefícios..

Como escolher o plano ideal de internet para o seu home office

De todos os pontos necessários para desempenhar um bom trabalho em casa, o mais importante é a qualidade da sua internet e o atendimento oferecido pelo provedor de serviços de internet, tanto quanto a velocidade de atendimento, como também pelo pacote de serviços.

É comum se fazer uma comparação entre os provedores de internet levando em consideração a velocidade da conexão. Vemos assim, muitas ofertas de empresas que utilizam a velocidade como único diferencial entre os planos. A verdade, porém, é que 80Mb (oitenta megabites) ou qualquer velocidade acima, já é suficiente para uma pessoa fazer videoconferências, enviar e receber arquivos rapidamente e ter acesso a uma VPN, muito utilizada para proteger as informações nas empresas.

Tecnologias de rede para acesso à internet

Rádio frequência

A faixa mais utilizada é a de 2,4 GHz e atualmente, são raros os acessos com essa tecnologia que apesar e estável, possui limites de velocidade.

Internet móvel

Essa tecnologia vem ganhando muito destaque principalmente com a chegada do 5G ao Brasil. Apesar de ser muito rápida para os smartphones e alguns dispositivos móveis, não é indicada para home office por não garantir estabilidade e ter um custo alto, com limite de transferência de dados. Deve ser usada mesmo, para acesso em trânsito ou para algo que não dependa de estabilidade constante.

Cabos e fibra-óptica

A transferência de dados por cabos, sempre foi a forma mais estável e eficiente para transmitir grandes volumes de dados, seja o cabo metálico, ou a fibra óptica. A melhor conexão com as tecnologias existentes hoje, sempre será pela fibra óptica, essa é a opção ideal para ter no seu home office.

Conexão por satélites

Por mais que a tecnologia tenha evoluído com transmissão de dados por satélites de baixa órbita, essa seria a escolha somente quando não existir outra opção. Primeiro por ter um custo muito alto se comparado com as outras opções e segundo, por ter a maior latência e com a menor velocidade.

Atendimento rápido e personalizado

Se você depende da internet para trabalhar, ficar sem acesso é um grande problema. Veja com o provedor, qual o prazo médio de atendimento para solucionar uma interrupção nos serviços e quais as ações preventivas são executadas. Caso tenha a opção de um canal com atendimento rápido, ainda que gere algum custo, normalmente vale o preço.

As assinaturas corporativas possuem atendimento diferenciado e pode ser uma boa escolha. Veja com o seu provedor a possibilidade de migrar para um plano empresarial. Além de mais agilidade para atendimento, são diversos recursos que os planos corporativos oferecem.

Conclusão

São muitos os aspectos capazes de compor uma experiência eficiente e com melhores resultados. Se o seu trabalho depende do acesso, analise com calma o serviço a ser contratado.

Existem provedores que trabalham com roteadores que monitoram a conexão e resolvem problemas automaticamente. Isso já reduz muito as possíveis quedas aumentando a segurança das informações recebidas e enviadas.

Outra dica é saber qual o prazo médio para ser atendido quando surgir algum problema. Quanto tempo você pode ficar sem internet? Muitos provedores demoram para atender ou fazer uma visita técnica. Veja esses prazos e se possível, faça a opção por um serviço corporativo.

Confira outros artigos do blog​

//
inovação em cada conexão
👋 Eu sou o VIKI, em que posso te ajudar?
Gigalink inovação em cada conexão

Quanto é 3+4?

Gigalink inovação em cada conexão