Gigalink inovação em cada conexão

(22) 3512-2000

(22) 3512-2000

Gigalink inovação em cada conexão
Gigalink inovação em cada conexão
Gigalink inovação em cada conexão

Você já fez um teste de velocidade?

Saiba como funcionam os testes de velocidade da conexão com a internet​

Ter mais velocidade para baixar arquivos, acessar sites e jogar pela internet sempre foi uma obsessão desde o início da Web, quando as velocidades eram medidas em Kbps e o tempo também era precioso. Com a banda larga, a limitação da velocidade é feita pelo provedor de acesso à internet, pela rede utilizada ou pelo equipamento. Um roteador, pode exemplo, na frequência de 2.4ghz não ultrapassa de 150Mbps, mas a média é bem menor, principalmente se a distância for longa ou tiver algum obstáculo entre o equipamento e o ponto Wi-Fi.

Medindo a velocidade da conexão

Quem utiliza banda larga, certamente já fez um teste para medir a velocidade da conexão com a internet. Existem muitas formas de aferira velocidade, mas normalmente os testes são feitos no próprio navegados executando três ações simples:

Ping

Esse é um recurso muito utilizado para saber se um endereço, seja um IP ou nome de domínio, está respondendo. É um pequeno pacote que é enviado para um endereço e retorna com o tempo de resposta em segundos. Quanto menor melhor. Esse tempo é conhecido como latência e afeta principalmente jogos online.

Download

Essa segunda ação é simples e consiste em fazer teste de download de um arquivo para medir a velocidade. O Download é a velocidade com que conseguimos baixar ou visualizar os arquivos. Para exemplificar, assistir um filme em uma plataforma de streaming com 4K, necessita de 25Mb pelo menos de velocidade de download.

Upload

Além de receber, precisamos enviar dados também. Mesmo quando estamos assistindo a uma série por streaming, estamos enviando arquivos. Na maioria dos casos, as pessoas fazem muito mais download, ressaltando que em caso de jogos online, e outros usos, podem requerem grandes volumes de envios também.

O que é acesso simétrico?

A maioria dos provedores não oferece simetria na velocidade de acesso à internet. Normalmente a velocidade do Upload é a metade ou menos se comparado com o Download. Isso pode deixar algumas ações lentas, como jogos, vídeo conferências ou mesmo para utilizar armazenamento em nuvem.

Sempre que puder, escolha prestadores de serviços à internet que tenham simetria no acesso, assim você garante mais qualidade e desempenho superior.

Confira outros artigos do blog​

//
inovação em cada conexão
👋 Eu sou o VIKI, em que posso te ajudar?
Gigalink inovação em cada conexão

Quanto é 4+4?

Gigalink inovação em cada conexão