Entenda como funciona a internet sem controle de velocidade.
Uma das maiores angústias no início da internet, era a demora para acessar imagens, informações e conteúdo em geral. Foram muitos anos utilizando linhas telefônicas comuns com faxmodem e as velocidades que não passavam de 56.600Kbps.
Com a chegada da banda larga e redes com fibra óptica, tudo mudou. As conexões passaram a ter muito mais velocidade, a utilizar a própria placa de rede no computador e posteriormente, um roteador para distribuir a internet por sinal de rádio, conhecido como Wi-Fi. Esses roteadores foram evoluindo e disponibilizando cada vez mais velocidade com frequências variadas.
Um celular mais antigo, por exemplo, utiliza a frequência de 2.4Ghz, enquanto os mais recentes, tem a opção de conectar também por 5Ghz. Quanto maior a frequência, mais rápidamente os dados podem trafegar entre o roteador e o dispositivo, seja um celular, um computador ou qualquer outro.
O que é o controle de velocidade?
Muitos provedores controlam a velocidade de acesso à internet de acordo com o plano contratado. Esse controle ocorre por um software que impede ultrapassar a velocidade contratada. Se você tem um plano de 100Mb, por exemplo, e conectar por cabo de rede em seu computador que possui uma placa gigabit, independente do que você acessar, a velocidade máxima vai ser até 100Mb, mesmo que a porta conectada seja de 1Gb.
Existe um controle de velocidade que pode ser configurado conforme o plano contratado.
Internet sem controle de velocidade
Os planos de internet que não fazem controle, disponibilizam a porta com a máxima velocidade, sem um software de controle, assim, é possível chegar a até 1Gb se a conexão for feita com uma placa gigabit. Essa é a velocidade da porta dos equipamentos utilizados pelas melhores operadoras de telecominicações.
Não existe, portanto, um controle. É a velocidade nominal máxima da porta a que o dispositivo está conectado, isto é, 1Gb. Essa velocidade só poderá ser atingida, porém, se as condições dos equipamentos forem ideais. Não adianta conectar uma placa de rede 10/100Mbps em uma porta gigabit pois a velocidade vai ser limitada ao que o dispositivo alcança.
Nessa modalidade de plano de conexão com a internet, o limite é estabelecido pelos dispositivos e a qualidade do sinal Wi-Fi. Não existe qualquer software fazendo controles ou limitando a velocidade.
Velocidade não é sinônimo de qualidade!
A melhor internet é a que distribui o Wi-Fi de forma uniforme e com a maior abrangência.
Conectando por Wi-Fi
O Wi-Fi, ou rede sem fio, amplamente utilizado nas residências, possui limitações e depende de diversas condições que podem afetar a velocidade da conexão. Se utilizar a frequência de 2.4Ghz, por exemplo, a velocidade normalmente é abaixo de 100Mb e o sinal pode sofrer com interferências por ser uma frequência amplamente utilizada. Já os roteadores que possibilitam o Wi-Fi com 5Ghz, chegam a velocidades maiores, mas também sofrem com interferências.
Quando adquirimos um roteador, na embalagem temos a velocidade máxima indicada pelo fabricante. É importante ressaltar, que essa velocidade só é possível se forem utilizadas as condições perfeitas, o que raramente ocorre. Normalmente o que temos, são velocidades bem abaixo. Isso não significa que a internet vai ser ruim. Essa valorização dos megabytes que insinua que internet boa precisa de muita velocidade não traduz a experiência de quem usa em qualidade. É muito melhor ter mais de um roteador em rede MESH distribuindo a velocidade e com Wi-Fi na casa toda do que um roteador “turbinado”, mas que o Wi-Fi só chega com bom sinal em alguns ambientes da casa.
Velocidade não é sinônimo de qualidade! A melhor internet é a que distribui o Wi-Fi de forma uniforme e com a maior abrangência.
Gigalink - Internet sem controle de velocidade
Os planos da Gigalink são sem controle de velocidade e buscam a maior cobertura possível. Você pode ter um roteador Fast com 2.4Ghz que atingem a velocidade de até 100Mb ou com roteadores Giga que chegam à velocidade de 1Gb quando conectado pelo cabo Ethernet (cabo de rede). Com os roteadores inteligentes, o GigaRouter, você pode ter vários pontos de WI-Fi com uma única rede e ter internet boa na casa toda.
Além da melhor internet, todos os clientes da Gigalink podem assistir ao GigaTV com mais de 80 canais disponíveis, economizar nas compras com o GigaClube, ler e ouvir livros com o Tocalivros e ainsa salvar arquivos em nuvem com o Gigalink Cloud.
Conheça nossos planos também para telefônia móvel e fixa.
Venha viver uma experiência GIGA!